Olá! Espero que te encontres bem!
Hoje escrevo-te para partilhar contigo um pouco sobre amor-próprio e ajudar-te a descobrir em que nível está o teu!
O que é amor próprio?
O amor-próprio é um estado de apreço por nós mesmas que cresce a partir de ações que apoiam nosso estado físico, mental, psíquico e espiritual.
O amor próprio significa ter um grande respeito pelo nosso próprio bem-estar e felicidade.
Amor próprio significa cuidar das nossas próprias necessidades e não sacrificar o nosso bem-estar para agradar aos outros.
Amor próprio significa não nos contentarmos com menos do que merecemos.
Não sei se já reparaste mas as grandes ou as pequenas conquistas que temos, quer sejam pessoais, profissionais ou amorosas, estão claramente ligadas à maneira como nos vemos, sentimos e tratamos!
Gostaria que pensasses no que te vou dizer seguidamente:
Na vida podemos trocar de namorado, marido, amigo, de casa, de país, porém, não podemos trocar a nós próprias!
Podemos passar uma vida inteira a fugir de nós mesmas, com medo do que iremos encontrar… mas depois o que acontece? Tristeza, infelicidade, apatia, aumento ou perda de peso, fome emocional, raiva, depressão, falta de rumo na vida…enfim uma panóplia de situações, sentimentos e doenças que não queremos sentir nem queremos para a nossa vida! Estou certa?
Muitas de nós não percebe que a chave que precisamos para abrir aquele cofre que nos trará segurança, poder e força, está dentro de nós, dentro do nosso coração! Somos nós mesmas e a nossa capacidade de nos amarmos e aceitarmos tal como somos que vai abrir o cofre e mudar a nossa vida!
Também eu passei muitos anos triste, frustrada, depressiva, esgotada, com peso a mais e sem confiança em mim mesma… posso dizer-te que não foram dias fáceis…
Um livro que me ajudou muito no resgate do meu amor próprio foi “O poder está dentro de si” da Louise Hay.
Ajudou-me tanto que me tornei Facilitadora certificada do Método Heal Your Life!
Como diz Meredith Gaston no seu livro “A arte do bem-estar – Uma vida feliz e inspirada pela natureza,
qualquer jardim precisa de tempo e de cuidado, de água e de nutrientes, de espaço e de descanso para florescer – nós também. Com as condições certas, qualquer jardim pode crescer. Quando proporcionamos a nós mesmos as condições certas, também podemos florescer. O nosso interior dita o nosso exterior, sendo fundamental começar de dentro. Florescemos e desabrochamos de forma tão bela que, mesmo quando as condições climatéricas são desfavoráveis, permanecemos robustos. O nosso clima interior de ternura e cuidado mantém o nosso jardim em segurança.”
A prática do amor-próprio traz otimismo, positividade, autoconfiança e autoestima. É uma fé inabalável em nós mesmas. Faz com que nos sintonizemos e vivamos no aqui e agora com amor, simplicidade e sem auto julgamento.
Como podes implementar o amor-próprio no teu dia a dia?
Tornando-te consciente.
Pessoas que têm mais amor próprio tendem a saber o que pensam, sentem e desejam.
Realizar ações com base na necessidade e não no desejo.
Ao saberes do que precisas, afastas-te dos maus padrões automáticos de comportamento que adquiriste ao longo dos anos.
Libertar:
O que te mantém presa ao passado e diminui em muito o amor-próprio.
Praticar um bom autocuidado:
Amar-te-ás mais quando cuidares melhor das tuas necessidades básicas. Pessoas com alto amor-próprio adotam diariamente atividades saudáveis, como nutrição adequada, exercícios, sono adequado, intimidade, interações sociais saudáveis, pensamentos positivos, escolhas saudáveis e conscientes.
Ao abrires espaço para implementar hábitos saudáveis na tua vida, começas realmente a cuidar de ti mesma!
Uma advertência que te quero dar que é muito importante:
Faz as coisas não porque te sentes obrigada a fazer nem porque as tens de fazer…faz sim as coisas porque te preocupas contigo e porque és a pessoa mais importante da tua vida!
Proponho-te uma autoavaliação bastante simples que te vai ajudar a perceberes qual o teu nível de amor-próprio!
Para isso, criei um Quizz para avaliares o teu nível de amor-próprio!
👉 Qual o teu nível de Amor-próprio
Responde ao Quizz e depois partilha comigo o teu nível de amor próprio e as tua dificuldades para poder criar conteúdos que te possam ajudar!
Tem um dia cheio de Amor, Luz e de Magia! ✨
Susana